lomadee

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um pouco mais sobre a Bahia!




O que falar das micaretas que acontecem neste estado? Muito bom, digo, pois em ver aquela alegria contagiante das multidões me tiravam o fôlego e nem precisava estar dentro para sentir.
Feira de Santana, de longe, foi a cidade pioneira neste tipo evento. No distante 1937, feirenses inconformados com a não realização do Carnaval naquele ano, cancelado em virtude de fortes chuvas, ganharam as ruas da cidade e iniciaram essa polêmica e animada tradição. Com o surgimento da fubica, inventada mais tarde por Dodô e Osmar, a micareta de Feira manteve-se no encalço do Carnaval tradicional, com um formato parecido, sendo realizada sempre entre os meses de abril e maio.
A Avenida Presidente Dutra, porta de entrada da cidade, é o palco da passagem dos muitos blocos locais, que trazem nomes consagrados da axé music, como Chiclete com Banana, Timbalada, Asa de Águia, Babado Novo e Ivete Sangalo. O evento, além de movimentar milhões de reais e gerar centenas de empregos temporários, representa uma ótima alternativa para quem não aguenta esperar o Carnaval do ano seguinte. A outra grande micareta do estado ocorre em Vitória da Conquista, importante cidade do sudoeste baiano, que realiza uma festa apoteótica, sempre marcada por muitos agitos e uma excelente organização. A Miconquista , como é popularmente conhecida, acontece sempre no final do ano, funcionando como um aquecimento para a festa de fevereiro, na capital.
Outras cidades também realizam suas micaretas durante todo o ano e, mesmo sem chamar grande atenção, realizam festas fantásticas. Em todos os cantos do nosso território existe algo a se fazer, algo a comemorar. O turista que aqui chega descobre imediatamente que os trios elétricos não adormecem na Quarta-Feira de Cinzas, e que alma festeira do baiano tem o poder de transformar a Bahia num verdadeiro estado de espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário